Imagem capa - 10 passos para escolher o seu fotógrafo de casamento por Alex Drobnicki
DicasCasamento

10 passos para escolher o seu fotógrafo de casamento

Quando começamos a planejar o casamento temos a impressão que podemos estar diante de um pesadelo. São tantos compromissos e preparativos que acabamos encarando esse dia, um dos momentos mais memoráveis de nossas vidas, como uma grande avalanche de decisões a serem tomadas e, talvez, uma das mais desafiadoras delas, ao lado de conseguir pagar por tudo isso, é a escolha de quem irá registrar esse dia.

Para ajudá-los nessa tarefa, selecionei 10 dicas rápidas para você ter sucesso na escolha do profissional que irá manter vivas as lembranças desse grande dia.


Passo 1 - Defina um estilo



Antes de começar a pesquisar os fotógrafos, é preciso identificar o estilo do qual você gosta. Dessa forma, você conseguirá determinar quais características ele deve ter.

Nesse passo, a inspiração é fundamental: visite sites dedicados a temáticas de casamento, pesquise no Instagram e no Pinterest feeds dedicados ao assunto, veja os álbuns de amigos e parentes, anote e fotografe o que lhe agrada e quais características eles apresentam em comum.

Lembre-se: você não precisa necessariamente se concentrar em um estilo em particular, já que muitos fotógrafos de casamento podem fazer uma mistura interessante de retratos, fotos clássicas e espontâneas. Mas se houver um estilo especial que você ame, certifique-se de se concentrar nos fotógrafos que se especializam nele.

Passo 2 - Indicações e pesquisa


Indicação é sempre um bom ponto de partida, porque você consegue avaliar não somente a qualidade do trabalho, mas também todo o ciclo de entrega, como tempo para recebimento das primeiras fotos e montagem do álbum, entre outras coisas. Muitas noivas reclamam da atenção dada a elas após a venda ou durante a finalização do trabalho.

Sites de noivas e blogs de casamento são uma boa fonte de pesquisa, mas não se restrinja à lista de fornecedores desses sites, pois na maioria das vezes os fotógrafos listados pagam pelo espaço. Nem sempre o melhor trabalho é publicado. Fica a dica!

Se você contratou uma assessoria de casamento, é comum a empresa indicar fotógrafos com os quais está acostumada a trabalhar. Esse é um bom atalho, mas não deixe de fazer sua própria avaliação.

Analise cuidadosamente os sites e blogs dos fotógrafos em potencial, sempre olhando mais de um casamento. Verifique como eles capturam momentos que para você são importantes. Ah, e o design do site também pode dar pistas sobre a personalidade e a sensibilidade do fotógrafo.

Passo 3 - Agende uma reunião


A contratação do fotógrafo não pode ser feita somente pela estética das fotos, você deve conhecê-lo pessoalmente.

Se você se identificou com o estilo, pediu um orçamento fornecendo o máximo de detalhes possível e o fotógrafo possui data livre e o valor está dentro do seu orçamento, agende uma reunião para conhecer melhor o trabalho e também sua personalidade.

Tenha certeza de que o fotógrafo pelo qual você se apaixonou será quem irá fotografar o seu casamento!

Parece uma coisa óbvia, mas muitos fotógrafos e produtoras hoje em dia trabalham com equipes subcontratadas, e não é raro noivas se surpreenderem ao descobrir NO DIA DO CASAMENTO que uma pessoa totalmente estranha irá fotografar esse dia tão importante.

Peça para estar explícito no contrato quem irá fotografar seu casamento. Se apaixonar pelas fotos de um fotógrafo e ser atendida por outro ninguém merece. Equipamento se empresta; cultura visual e sensibilidade, não!


Observação: Caso o fotógrafo não possua data disponível para seu evento, peça indicação. Muitas vezes o fotógrafo saberá indicar outro profissional no mesmo nível e com um trabalho compatível.

Passo 4 - Veja um álbum completo


Não baseie sua decisão apenas em uma bela foto ou na galeria de melhores fotos do fotógrafo. Um profissional tem que fazer mais do que uma bela foto em um casamento: deve possuir consistência, ter uma narrativa que "costure" a história do seu casamento por meio de fotos que contem uma história.

Peça para ver alguns álbuns completos! Galerias com as melhores fotos de diferentes casamentos não são o suficiente para se ter uma ideia completa do trabalho. Se você vir uma galeria completa de casamentos reais e as fotografias forem tão boas quanto as da galeria destaque, você está no caminho certo.

Se no site do fotógrafo existirem somente fotos de ensaio de casais ou aquelas fotos lindas posadas que são realizadas entre a cerimônia e a festa, ligue o sinal de alerta. Lembre-se de que fotos posadas representam uma pequena parte do registro do casamento. Busque ver como esse fotógrafo lida com a correria da cerimônia ou a imprevisibilidade que é fotografar a festa.

Passo 5 - Tenha senso crítico



Ao rever o material apresentado pelo fotógrafo, busque momentos-chave que são importantes para você. Será que ele captou o primeiro olhar entre os noivos? Ele fez um retrato maravilhoso da noiva que fez jus ao valor absurdo que foi pago no vestido?

Procure também notar algumas questões técnicas que possam chamar sua atenção: as fotos estão nítidas? As cores te agradam? As fotos e o álbum parecem confusos e com muita informação? A iluminação está bonita? Você consegue identificar nesse trabalho os pontos comuns que você anotou quando definiu inicialmente o que lhe agrada na fotografia de casamento?

É importante também detectar a sensibilidade do fotógrafo em capturar a emoção das pessoas! Os convidados estão relaxados, à vontade e bonitos ou parece que estão tirando foto para o passaporte?

Passo 6 - Deu match?



Ir com a cara do seu fotógrafo é muito importante.

Ele aparenta estar empolgado quando você descreve seu casamento? Ele dá sugestões e faz observações de maneira respeitosa? Ou, ao contrário, apresenta uma personalidade difícil e com restrições que não te deixa confortável?

Um fotógrafo de casamento tem que ter uma personalidade que equilibre suas características, o DNA de suas fotos, com atender as expectativas do cliente.

Lembre-se de que no dia do seu casamento, provavelmente você será seguida pelo seu fotógrafo o dia todo, então certifique-se que está confortável com sua presença. Quanto mais à vontade você estiver, mais bacanas as fotos sairão.

Para obter as melhores fotos, seu fotógrafo terá que ser proativo e assertivo na busca pelos grandes momentos, sendo sociável o suficiente para obter um sorriso relaxado e posturas naturais dos convidados, ser uma força positiva em seu casamento.

Passo 7 - Não compare maçãs com laranjas



Como a maioria dos serviços e produtos, você pode encontrar uma gama muito grande de valores no mercado.

Ao entrevistar os candidatos, peça uma ideia geral dos produtos oferecidos e, se possível, o preço de cada um.

Verifique se o fotógrafo faz apenas a cobertura fotográfica ou em seu pacote básico já está incluído o álbum.

Peça, por exemplo, para que o fotógrafo explique detalhes sobre o álbum: quantas páginas aproximadamente estarão cobertas pela proposta, qual o valor das páginas extras, quais materiais possíveis para o acabamento de capa e caixa, caso estejam sendo contratadas etc.

Descubra se seu fotógrafo limita o tempo de cobertura do seu casamento ou se ele cobre o evento todo. Caso tenha período especificado em contrato, verifique qual o valor cobrado por hora-extra. Atrasos acontecem e você não vai querer um momento importante do seu casamento sem registro por que o fotógrafo foi embora, não é? Coisas incríveis não tem hora para acontecer.

Ah, e o número de fotógrafos que irão cobrir o seu casamento também é algo muito importante para se saber. Embora alguns poucos fotógrafos no mercado trabalhem sozinhos, a maioria dos profissionais trabalha em no mínimo dois fotógrafos por evento. Da mesma maneira que você espera que o fotógrafo tenha um backup para os equipamentos dele, tais como câmeras e lentes, um segundo fotógrafo não serve apenas para enriquecer a cobertura ou dar um outro ponto de vista sobre a história. Ele também esta lá para garantir que, caso o fotógrafo tenha algum problema, o trabalho seja realizado com qualidade. Quanto mais entrosada a equipe, melhor o resultado.

Caso o seu casamento ultrapasse 250 convidados, pergunte sobre o valor para fotógrafos extras.

Passo 8 - Álbum pode ficar para depois?



Um álbum de casamento de qualidade tem um preço de custo bem elevado, devido ao trabalho de seleção das fotos e diagramação.

Mas, acredite: esse valor se justifica, pois o material utilizado irá garantir que essas lembranças se mantenham por muitas décadas.

Verifique com seu fotógrafo a possibilidade de deixar para fazer o álbum após o casamento, isso pode significar um dinheiro a mais para gastar na sua lua de mel, por exemplo. ;)

Mas lembre-se: NÃO estou falando para não contratar o álbum de casamento, foto no papel é o máximo! Hoje os álbuns são bem diferentes daqueles do tempo dos nossos pais e avós e se assemelham mais com um livro de arte do que de um álbum de casamento careta. Então tê-lo sobre a mesa de centro e poder mostrar para quem for visitar o casal pode ser uma experiência bem bacana.

Passo 9 - Direitos sobre as fotos


Fique atento ao contrato referente aos direitos sobre as imagens do seu evento. Muitas vezes o fotógrafo define um número de fotos que serão entregues em alta resolução (com qualidade boa para impressão) e cobra um valor para cada foto entregue a mais.

Já outros fotógrafos entregam todas as fotos do evento - não literalmente todas, mas as fotos tecnicamente boas e as melhores fotos de uma sequência ou momento, por exemplo.

Não faz sentido o fotógrafo entregar 20 fotos do beijo do casal após a cerimônia: apenas duas ou três opções desse instante são suficientes para eternizar esse momento.

Muitas vezes o fotógrafo utiliza as fotos do evento para divulgação de seu portfólio (mídias sociais, site etc.). Caso você não se sinta confortável com isso, não se esqueça de avisar. Mas, em geral, é bacana ter um link que concentra o melhor do seu casamento para você poder compartilhar com seus amigos (e, caso você tenha curtido o resultado, não custa nada ajudar na divulgação do seu querido fotógrafo...rs)

Passo 10 - Mantenha contato :)


Caso você ainda esteja em dúvida de qual fotógrafo escolher, mantenha-os em contato, dando uma previsão de quando aproximadamente você tomará a decisão.

É muito importante dar essa perspectiva ao fotógrafo, pois nesse período ele pode receber um ou mais pedidos de orçamento para a data do seu casamento e, tendo em vista o seu interesse, não irá fechar com outro casal sem antes consultá-la.


Caso você tenha gostado ou alguma dessas dicas tenha te ajudado deixe um comentário ou compartilhe, e caso você conheça alguém que esteja planejando seu casamento não esqueça de enviar :)


Fontes de apoio

www.theknot.com
www.elle.com/uk/life-and-culture
apracticalwedding.com